Recapacitação de Linhas Aéreas de Transmissão – Desenvolvimento Sustentável do Sistema Elétrico

Este post aborda o lançamento do livro, de mesmo título, ocorrido em 08 de fevereiro de 2023, na Livraria Jaqueira do Recife Antigo. O livro foi escrito pelos seguintes autores:

José Maurício de Barros Bezerra: Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1975, pós-graduado em Análise de Sistemas de Potência, em 1982, pela Escola de Engenharia de Itajubá/MG. Mestre em Engenharia de Sistemas, pela UFPE, em 1995 e Doutor em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Campina Grande/PB, em 2004. Trabalhou como Engenheiro Eletricista, na Companhia Hidroelétrica do São Francisco, de 1975 a 1997 e como Professor e Pesquisador da UFPE, no período de 1997 a 2019, nas áreas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica. Criou e lidera o Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), credenciado pelo CNPq, desde 2007. Atualmente é o Diretor Presidente da CONSTDEEL e colaborador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPE. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461594575161558. E-mail para contatos: jmbb.ufpe@gmail.com.

Alexsandro Aleixo Pereira da Silva: Engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2006, pós-graduado em A Moderna Educação – Metodologia, Tendências e Foco no Aluno, em 2021, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica, pela UFPE, em 2009 e 2020, respectivamente. Trabalhou como Professor na Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL) de 2011 a 2013; como Professor de 2013 a 2015 e como Coordenador do curso de Engenharia Elétrica de 2015 a 2017 no Centro Universitário de Maceió (CESMAC); como Professor no Centro Universitário Vale do Ipojuca (UNIFAVIP) de 2018 a 2019 e como Engenheiro Eletricista na Equatorial Alagoas de 2019 a 2020. É membro do Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), credenciado pelo CNPq, desde 2007. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8552836547826032. E-mail para contatos:alexsandro.aleixo@yahoo.com.br

Lígia Verônica Genésio Pessoa: Engenheira eletricista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2002, mestre na área de Recapacitação de Linhas de Transmissão pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2017. Trabalha como Engenheira Eletricista, na Companhia Hidroelétrica do São Francisco, desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Recapacitação de Linha de Transmissão de Alta e Extra Alta Tensão, Homologação de Materiais para LT’s e Projetos Básicos de Linhas de Transmissão (ANEEL). Currículo Lattes: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=98F2C7B381BFFC17C75D295762C00C9F. E-mail para contato: ligiapessoa@gmail.com.

Juliana Maciel Maia Beça: Engenheira eletricista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016. Mestra em Engenharia Elétrica em modelagem e validação de técnicas de capacitação em linhas de transmissão pela Universidade Federal de Pernambuco em 2019. Atualmente, está em seu PhD pela University of Manchester na qual sua investigação inclui o estudo do fenômeno arborescência em materiais sólidos isolantes poliméricos. E-mail para contatos: juliana.beca@postgrad.manchester.ac.uk.

Jonatan Esaú Mejia Quijada:Engenheiro Eletricista, graduado pela Universidade Nacional Autônoma de Honduras (UNAH), em 2013. Mestre em Engenharia Elétrica com orientação em Processamento de Energia, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2017. Trabalhou como Engenheiro Eletricista, na Companhia Avícola de Centro América (CADECA), de 2013 a 2017. Atualmente é colaborador do Grupo de Pesquisas em Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica (GpTD), desde 2017. Além disso trabalha como Engenheiro Eletricista na companhia Geotérmica Platanares (ORMAT), desde 2019, uma companhia de geração de energia geotermal. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4509069725253379. E-mail para contato: jonatanm683@gmail.com.

Na abertura da cerimônia de lançamento, o primeiro autor fez o preâmbulo transcrito adiante.

PREÂMBULO DE ABERTURA – AGRADECIMENTOS

Inicio essas palavras transmitindo os agradecimentos dos autores aos professores e equipe administrativa que compõem o Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEE/UFPE), por todos os ensinamentos e apoios disponibilizados.

Os autores agradecem, também, ao Grupo de Pesquisa em Transmissão e Distribuição, da Universidade Federal de Pernambuco (GpTD/UFPE), professores, estudantes e técnicos pelo suporte acadêmico-científico e estrutural, os quais viabilizaram o desenvolvimento dos diversos modelos matemáticos e computacionais descritos neste livro.

Ficam os agradecimentos, ainda, às empresas Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), à antiga Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), atual NEOENERGIA, e à antiga Companhia Energética de Alagoas (CEAL), atual EQUATORIAL, as quais, através de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento gerenciados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), propiciaram infraestruturas, permuta de ideias e, até mesmo, os seus sistemas de transmissão e distribuição para que fossem elaborados estudos de casos. Tais experimentos conduziram às validações dos modelos matemáticos e computacionais registrados ao longo desta obra literária.

Registram, também, os agradecimentos às indústrias Nexans, Minnesota Mineração e Manufatura (3M), Composite Technology Corporation (CTC), ARTECHE, Sigma/ONSET – Estações Meteorológicas, FISO Technologies Inc, Power Line – Systems Inc e MathWorks pela disponibilização de informações e pelo suporte no manuseio e/ou instalação dos seus produtos durante os processos de simulação e montagens de campo.

E como não poderia deixar de ser, agradecem aos pais, aos entes queridos e a Deus por incentivarem e os fazerem crescer espiritualmente e intelectualmente e permitir, hoje e sempre, difundirem os ensinamentos acumulados ao longo da vida, em prol de uma sociedade cada vez mais plural e crescentemente fraterna.

PREÂMBULO DE ABERTURA – SINOPSE DO LIVRO

Navegando um pouco na obra literária concebida, fica a constatação de que o desafio de escrever um livro já é por si só de enorme magnitude. Focar em um tema tecnológico voltado especificamente para a descrição de modelos e procedimentos de recapacitação de um segmento que representa a espinha dorsal de um sistema elétrico de potência, faz crescer ainda mais esse desafio.

Não obstante tais dificuldades inerentes à colossal empreitada abraçada, fica o sentimento prazeroso de colocar à disposição da sociedade acadêmica e empresarial uma obra literária que procura transmitir as experiências adquiridas ao longo do percurso acadêmico e profissional de cada um dos autores.

Recapacitar linhas de transmissão com o propósito de dar sobrevida a um equipamento elétrico de potência é um tema que introduz, além de metodologias a visão concreta de agregar capacidade adicional de transmissão de energia elétrica, sem perder de vista os aspectos relacionados à confiabilidade, segurança e sustentabilidade das soluções concebidas.

Assim como grandes bairros residenciais de grandes cidades cresceram demograficamente com o surgimento de arranha-céus, gerando uma maior concentração populacional por metro quadrado, o livro ressalta que é possível, através de desenvolvimento tecnológico, aumentar cada vez mais os blocos de energia transportados nas faixas já existentes de linhas de transmissão por metro quadrado, aumentando a sua eficiência e minimizando a construção de novas faixas de passagem.

Os primeiros passos para estruturar ações no setor elétrico voltados para corrigir e/ou expandir a capacidade de transmissão das linhas foram dados na década de 1980. Desde aquela época já se tinha em mente não apenas a necessidade de identificar os limites operacionais do sistema de transmissão, mas também a possibilidade de expandir esses limites. As buscas para o equacionamento dessas questões foram intensificadas, dada a carência de recursos e a expansão no consumo da energia elétrica propulsora do desenvolvimento social e industrial.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) foi precursora desses estudos, dadas às necessidades prementes de dotar os seus órgãos operacionais de balizamentos que permitissem operar com segurança o seu sistema de transmissão. As metodologias elaboradas foram disseminadas em todo Sistema Elétrico Nacional, uma vez que o problema foi diagnosticado como similar às demais empresas congêneres.

O advento de programas de pesquisa e desenvolvimento do Setor Elétrico Nacional, coordenados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) alavancou o aprofundamento do tema. No tocante às metodologias descritas neste livro, os seguintes projetos de pesquisa, elaborados conjuntamente pela UFPE e empresas do setor, contribuíram de forma significativa:

  • Análise dos Métodos de Correção de Limites de Carregamento das Linhas de Transmissão da CELPE, concluído em 2006;
  • Desenvolvimento de Metodologia para Mitigar Interferências Eletromagnéticas em LT´s – CHESF, concluído em 2009;
  • Pesquisa de Novas Tecnologias para Repotencialização de Linhas de Sub transmissão –EQUATORIAL – Alagoas, concluído em 2012;
  • Novos Materiais Isolantes e Condutivos para Redução de Perdas Técnicas na Distribuição de Energia Elétrica –EQUATORIAL – Alagoas, concluído em 2016.

Por outro lado, pesquisas acadêmicas se somaram complementarmente para embasar as alternativas de recapacitação descritas ao longo deste livro. Dentre elas, destacam-se:

  • Modelagem para Repotencialização de Linhas de Transmissão Através da Aplicação de Condutores Especiais – dissertação de mestrado de Alexsandro Aleixo Pereira da Silva, defendida no PPGEE/UFPE, em outubro de 2009; sintetizada no Capítulo 5;
  • Proposta de Tecnologia para Recapacitação de Linhas de Transmissão Baseado na Relocação de Estruturas de Concreto – dissertação de mestrado de Lígia Verônica Genésio Pessoa, defendida no PPGEE/UFPE, em janeiro de 2017; sintetizada no Capítulo 3;
  • Modelagem e Validação de Técnicas de Recapacitação de Linhas de Transmissão – dissertação de mestrado de Juliana Maciel Maia Beça, defendida no PPGEE/UFPE, em fevereiro de 2019; sintetizada no Capítulo 2;
  • Recapacitação de Linhas de Transmissão de Energia Elétrica Através da Incorporação de Condutor Adicional em Sub vãos – dissertação de mestrado de Jonatan Esaú Mejia Quijada, defendida no PPGEE/UFPE, em abril/2019; sintetizada no Capítulo 4;
  • Desenvolvimento e Validação de Modelo para Recapacitação de Linhas de Transmissão Através de Tramos Mistos – tese de doutorado de Alexsandro Aleixo Pereira da Silva, defendida no PPGEE/UFPE, em novembro/2020; desafio para uma nova obra.

Ressalta-se que o tema navegou por diversos congressos e revistas que abordam tecnologias de ponta, associadas à transmissão de energia elétrica. Dezoito delas encontra-se devidamente registradas no prefácio. Destacam-se as publicações em transactions do IEEE (2 publicações) e uma na EPSR/ELSEVIER, os quais são fóruns acadêmicos de suma importância, no âmbito internacional.

O livro representa, portanto, uma retrospectiva tecnológica de um tema tão importante e, ao mesmo tempo, um registro histórico e um sonho que se torna realidade, graças a apoios e aspectos motivacionais diversos que impulsionaram a sua concretização. Fica o desafio para que o tema seja cada vez mais aprofundado, pelo bem do meio ambiente em que vivemos.

Essas palavras não poderiam ser encerradas sem deixar, ainda, um agradecimento especial a Carlos Eduardo Lima Bezerra, que viabilizou as correções visuais de todas as ilustrações que compõem o livro. Ficam os agradecimentos, também à Editora Blucher, que acreditou em nosso projeto e disponibilizou toda a sua equipe para dar o formato final que ora celebramos. Ficamos na expectativa de contar com essa parceria em novos e, também pujantes desafios.

PALAVRA DOS PRESENTES

Em seguida, a palavra foi aberta aos demais autores e público presentes. Em suas preleções, os oradores manifestaram e testemunharam a dificuldade de se conceber uma obra desse quilate. Parabenizaram pelo feito e se colocaram a disposição para fazer chegar a fóruns empresariais o clamor contido no aproveitamento máximo do sistema em operação, como alternativa à construção de novas obras.

REGISTRO FOTOGRÁFICO

A cerimônia culminou com a sessão de autógrafos. Diversas fotos registraram o evento, algumas delas estão copiadas a seguir, com os créditos aqui registrado: @eduardomultimidia.

Foto 1 – autores do livro: Lígia Pessoa, José Maurício e Alexsandro Aleixo; os demais encontravam-se no exterior.

Foto 2 – sessão de autógrafos.

Foto 3 – Confraternização com o Diretor do CIGRÈ – Brasil, Iony Patriota.

Foto 4 – Confraternização com assessor técnico da CHESF, Eduardo Matos.

Foto 5 – Confraternização com Prof. do DEE/UFPE, Augusto Cesar.

Foto 6 – Autores presentes se confraternizando com o Prof. Ronaldo Aquino, do PPGEE/UFPE.

Foto 7 – Confraternização com o Prof. Alex Pereira do DEE/UFPE

Foto 8 – Confraternização com ex-Superintendente da NEOENERGIA, Pedro Jorge.

Foto 9 – Confraternização com o Consultor/Projetista e ex-Engenheiro da CHESF, Antônio Pessoa.

Foto 10 – Momento família; agachado o @eduardomultimidia autor das fotos.

Foto 11 – Confraternização com consultor e ex-engenheiro da CHESF, Cláudio Peres.

Foto 12 – Confraternização com aluno do PPGEE/UFPE, Samuel Honorato.

EXPANSÃO DO PÚBLICO ALVO

A divulgação do lançamento do livro, neste blog, tem o objetivo, também, de expandir o público alvo, atingindo, desta forma, uma população crescente, à luz da estatística de acesso, sintetizada na Tabela 1.

Tabela 1 – Estatística de visitações ao blog “Transmissão e Distribuição em Foco”.

ONDE ADQUIRIR O LIVRO

O livro pode ser adquirido, a preços módicos de lançamento, nos seguintes endereços, entre outros:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ressalta-se a retrospectiva tecnológica feita ao longo do livro, sobre um tema que afeta todo o sistema elétrico. O mérito central do livro é, portanto, a explicitação de alternativas ao crescimento da capacidade de transmissão da energia elétrica, minimizando sobremaneira os impactos ambientais advindos, principalmente, da construção de novas linhas aéreas.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑